Pesquisar no site


Contato

Banda groove de saia

33414000

E-mail: groovedesaia@hotmail.com

MC Entrevista: Aila Menezes

10/08/2010 18:56

 

Hoje o Mosaico Cultural estréia o "MC entrevista", um bate-papo com  figuras de diversas áreas culturais. Para começar com o pé direito, tivemos a oportunidade de entrevistar uma das revelações musicais de Salvador, Aila Menezes. Aila começou a cantar profissionalmente aos 17 anos na antiga banda "Na Lata", passou por várias outras bandas até que foi convidada para ser uma das back in vocals de ninguém menos queCarlinhos Brown. Agora, aos 22 anos, dona de uma voz marcante, cheia de carisma e disposição, Aila pretende alçar vôos ainda mais altos com o seu novo projeto musical, a Groove de Saia, primeira banda de pagode com uma mulher no comando. Confira o nosso bate-papo com a contora:  Mosaico Cultural - Você começou a demonstrar múltiplos talentos nos palcos logo aos 5 anos de idade. De lá pra cá, o que te fez optar em seguir carreira musical ao invés de teatro ou dança? 

Aila Menezes - Bem... eu iniciei o meu contato com os palcos muito cedo. Aos 5 anos entrei no ballet (Ebateca Itaigara). Após o primeiro contato com o palco tive certeza de queria fazer aquilo por toda vida. Sempre fui muito decidida. Sendo assim, busquei a dança, fiz teatro e aula de canto, ou seja, todas as possibilidades de estar em palcos (risos). Porém aos 7 anos vi que a música me arrebatava de uma forma inexplicável. Dança e teatro me fazem sorrir e a música me faz voar! Eu me sinto uma nota musical.

MC - Nem todos devem saber da sua breve passagem pela faculdade de Propaganda e Marketing. Deu pra extrair alguma experiência do curso, ainda que por pouco tempo?
 
Aila - Claro que deu! Muitos não sabem também que passei pela Universidade Federal da Bahia no curso deDança, passei pela Jorge Amado fazendo Psicologia e como você disse, a Faculdade 2 e Julho no curso depropaganda e Marketing. Aprendi muito em todos os cursos que fiz, mesmo que por pouco tempo.
MC - Nas eleições de 2008, a população de Salvador ficou curiosa em saber de quem era a voz que embalava um dos melhores jingles daquela campanha municipal. Como surgiu a oportunidade de gravar a música que ajudou o atual prefeito a se reeleger? 

Aila - “Já embalou, já embalou, já embalou , já embalou deixa João” (recorda Aila). Me lembro como se fosse hoje cada palavrinha do jingle (muitos risos). Pra quem não sabe eu cantei a música da campanha eleitoral de João Henrique em 2008. A oportunidade surgiu por um amigo da minha família, o produtor musical Marquinhos Carvalho. Ele me convidou pra fazer e eu disse na hora: Vamos lá! E aí deu naquele jingle que fez João ganhar a eleição. João Henrique meu filho, olhe por mim viu? Eu te ajudei (gargalhadas). Brincadeira gente!
MC - Quais foram os melhores momentos de cada fase da sua carreira antes da Groove de Saia?
 
Aila - Sendo bem sincera, não vou saber te responder o melhor momento. Todos foram especiais e importantes pra me tornar o que sou hoje. Por todos os lugares que eu passei aprendi muito. Sou grata a Deus por ele ter me dado tantas oportunidades. Porém houve uma pessoa que marcou minha vida na época do Nalata. Custumo chamar ele de meu pai da música: Marcos Senna. O apelido já diz tudo neh? (risos) Ele me ensinou muito do que sou hoje. Mas todos os momentos e bandas foram muito importante para o meu crescimento.
 
MC - O fato da "Groove de Saia" inovar trazendo uma mulher a frente de uma banda de pagode facilita ou aumenta ainda mais a sua responsabilidade?
 
Aila - Aumenta e muito (risos) Minha nossa senhora, aí é que o bicho pega, pai! (gargalhadas). Na tradição do pagode os homens lideram as bandas. O pagode é um ritmo forte, envolvente e difícil de ser interpretado, fazendo uma breve reflexão do crescimento da nossa sociedade machista. E mais, no pagode as mulheres ficavam sempre como o objeto atrativo, de sensualidade e infelizmente até de vulgaridade. E hoje chegar uma mulher, loira - embora eu seja totalmente negona, mas existe água oxigenada gente... e eu uso! (risos) - comandando "meio mundo" de homens numa banda de pagode é assustador e duvidoso. As pessoas duvidam que uma mulher possa dançar, pular, agitar, ter pegada de gueto, e cantar num ritmo como o pagode que é tão forte e que infelizmente hoje ainda é muito descriminado. Mas eu não tenho medo das cobranças, estou aqui para quebrar regras. Agora tem mulher no pagode sim! Vou fazer todo mundo acreditar nisso. (risos)
MC - Quais são as músicas que não podem faltar no repertório dos seus shows?
 
Aila - As músicas que levantam mesmo a galera. Tem músicas que o povo enlouquece! (risos). O pout-porri do É o tchan por exemplo, dança criança, adulto, vovó, vovô, até morto levanta (risos). E nossas músicas de trabalho também para que as pessoas entendam o que é a groove de saia. Para que as pessoas entendam que a groove não é só mais uma banda de pagode em que uma mulher canta. A groove transforma cotidiano, diversidade, MPB, Música internacional, pop, axé no nosso groove. Transformamos qualquer coisa em Bahia.
MC - Você já declarou ter aderido a nova febre do twitter. Até que ponto essa ferramenta ajuda o artista na relação com o seu público?

Aila - Sou twitteira sim! (gargalhadas). O twitter é um termômetro, sabe? Uso o twitter pra estar mais perto das pessoas que curtem o meu trabalho, e uso também pra ouvir criticas e sugestões. Pra divulgação também é muito bom. O twitter é mundial e fazer parte dele é fazer parte do mundo. E quanto ao lado negativo... existe sim (risos), tem uma certa invasão de privacidade se você permitir. Também tem aquelas “almas penadas” que usam o twitter para aterrorizar a vida das pessoas, fazendo brincadeirinhas sem graça, ofendendo. Às vezes até escrevo desabafos lá no meu twitter (gargalhadas). Mas no final das contas, essas pessoas não contam, meus fãs sim, eles me fazem ficar no twitter!

MC - São João, Micaretas, Shows... o que podemos esperar da "Groove"?

Aila - Obaaaa!!! Adoroooo!!! (gargalhadas). Estaremos no armazém de vilas dia 25 comemorando (com fé em Deus) a vitória do Brasil e a partir da primeira semana de julho faremos nossos ensaios aos domingos na boate Madre(Salvador). Se preparem a groove vem derrubando tudo negão! (gargalhadas)
MC - Como uma cantora jovem e ao mesmo tempo experiente, várias referências musicais devem fazer parte do seu repertório. Queremos saber qual é a trilha sonora de sua vida?
 
Aila - Ai meu Deus, pergunta difícil... Sabe o que é a gasolina para o carro? É a música pra mim... Vivo música 24 horas. Gosto de tudo um pouco... Mas deixa ver... Amo Stevie Wonder e a música Overjoyed (dele), Elis Regina, Beyoncé, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Alicia Keys, é muita gente... (risos). Trilha sonora da minha vida? Ai Deus... Tenho algumas sabe? "Estrada" do Cidade Negra. E tenho outras também mas agora não consigo ser sucinta. (risos)

Filme preferido: Todo mundo em pânico / Idas e vindas do amor
Um Livro: Escutando Sentimentos- Ermance Defaux
Um ídolo: Meus Pais - São 2 ídolos (risos)
Um lugar para estar sozinha: Meu quarto
Um lugar para estar acompanhada: Cineminha (risos)
Um sonho: Tenho alguns... (risos) Levar alegria a todos com a minha música. Construir minha família, filhos -  quero 4 filhos (gargalhadas) Dar a meus pais e minha irmã uma condição melhor de vida

Uma frase que te inspire ou que você goste muito: O amor é sabedoria nos loucos, e loucura nos sábios. (Samuel Johnson)

Deixe um recado para os leitores do mosaico: Obrigada a vocês do mosaico pelo convite da entrevista. Adorei as peguntas. Deixo aqui todo meu amor para os admiradores do meu trabalho. Quem ainda não conhece sigam www.twitter.com/ailamenezes. Desejo a vocês toda paz e amor do mundo. Um beijão no coração de vocês!!!
 
Edição: KeyllaRosas
 
 
 
 

 


https://twitter.com/AilaMenezes