O axé tem suas divas e vozes. Ivete, Daniele, Margareth, todas ocupam o seu merecido lugar no céu de estrelas da música baiana.
Mas, na Bahia existe um movimento que cresce a cada dia e que já conquistou o Brasil: o samba da Bahia ou a swingueira como é conhecido em vários outros estados do Brasil.
A swingueira é marcada pelo ritmo dançante, pelas coreografias e por ser um ritmo mais popular como afirma Cal Adam, um dos maiores empresários baianos “é um outro segmento, mais popular, que as pessoas dançam, brincam mas: pulam menos e dançam mais.
Podemos dizer que a swingueira é a “pimenta” que tempera e dá gosto á musica baiana.
Mas este tempero até hoje era comandando apenas por homens. Popularizado pelo Grupo Tchan nos anos 90, o samba da Bahia sempre foi marcado por vozes masculinas e pela sensualidade feminina, com dançarinas de corpos perfeitos que requebravam e mostravam “o que que a baiana tem”.
Com o sucesso do “Harmonia do Samba” o “rebolado” também foi adotado pelos homens que em cima d palco, ou do trio, fazem as mulheres delirar com sua ginga e seu rebolado.
Porem, o samba da Bahia ou a swuingueira, não possui vozes femininas no comando. Aliás, não possuía.
Um projeto de um dos maiores empresários do samba da Bahia responsável pelo sucesso do GrupoTchan promete mudar a história do samba baiano: “... estou lançado a primeira mulher a cantar o samba da Bahia.
É um grupo chamado “groove de Saia” afirma Cal Adam em entrevista exclusiva ao Sambando.com
Segundo o empresário a idéia surgiu a cerca de 11 anos quando ele lançou Claudia Leitte no mercado: “Claudinha eu coloquei para ser a primeira mulher a cantar o samba da Bahia. Não deu certo porque a banda estava devagar, e a gente percebeu que seria melhor colocar uma banda de axé porque comercialmente era melhor, então a gente parou o projeto de samba da Bahia com Claudia e colocamos ela no axé.”
Mas para Cal a idéia continuou viva e ele só estava esperando encontrar a pessoa certa: “eu tava procurando a mulher ideal e achei agora! Porque a gente tem que achar! Tem que ser alguém que tenha realmente talento, que leve jeito para isso, independente do empresário, o artista tem que leve jeito para isso,independente do empresário, o artista tem que ter talento para dar certo!”
Aila Menezes parece ser esta mulher. “a Aila Menezes que é como se fosse a “Carla Perez” cantando: bastante carismática, muito popular, linda, fantástica, canta muito e eu fico muito feliz em estar voltando com este movimento do samba.”
Para quem não quem é Aila, a garota estava nas coxias do programa de televisão “Altas Horas”, prestes a realizar seu sonho de cantar em frente ás câmeras. De repente o apresentador pega o microfone e anuncia a grande atração do dia. O coração da menina parece que vai sair pela boca, mas ela escuta direitinho o que ele fala: "CARLINHOS BRONW", isso mesmo, a Aila Menezes pra quem não sabe é backvocal do C.B. E devido a sua potencialidade vocal vem com seu trabalho solo conquistando seu espaço.
O Groove de Saia, promete ser o novo sucesso do samba da Bahia. Bonita, carismática e talentosa Aila já parece ter, pelas suas qualidades, tudo para se tornar a primeira mulher a cantar samba da Bahia e realizar o projeto de Cal Adam.
Para 2010 os fãs da swingueira, podem se preparar: Apesar de não entrar no carnaval 2010 o Groove de Saia estará por toda parte:"Para o carnaval da Bahia não dá, porque a banda tem pouco tempo, nas a gente vai estar fazendo shows em Salvador todos os dias, a estratégia da banda é tocar cada dia em uma casa de Salvador, a gente vai estar tocando sete dias por semana, trinta dias por mês até o carnaval e temos o diferencial que é uma mulher fazendo este som da Bahia."
Seja bem vinda Aila e muito sucesso pra você e para a Groove de Saia em 2010.
Fonte: https://www.sambando.com/